sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tem Tomilho Na Nossa Horta!


Tomilho - Benefícios para a Saúde
Fonte: http://www.i-legumes.com/tomilho-beneficios.html

O tomilho tem uma longa história de uso na medicina natural relacionada com problemas torácicos e respiratórios, incluindo tosse, bronquite e congestão torácica. No entanto, só recentemente os investigadores identificaram alguns dos componentes do tomilho que estão na origem dos seus efeitos curativos. Sabe-se actualmente que os componentes do óleo volátil de tomilho incluem carvacrol, borneol, geraniol, e o mais importante, o timol.

Uma significativa protecção antioxidante das membranas celulares

O timol - nomeado após a erva - é o componente principal do óleo volátil do tomilho, e os seus efeitos positivos na saúde estão bem documentados. Em estudos sobre o envelhecimento em ratos, descobriu-se que o timol protege e aumenta significativamente a percentagem de gorduras saudáveis encontradas nas membranas das células e noutras estruturas celulares.

Em especial, a quantidade de DHA (ácido docosa-hexaenóico, um ácido gordo do tipo ómega 3) presente no cérebro, nos rins e nas membranas das células do coração aumentou após a utilização do tomilho como suplemento alimentar. Noutros estudos mais focalizados nas mudanças das células cerebrais, os pesquisadores descobriram que os benefícios máximos do tomilho ocorreram quando este foi introduzido muito cedo no ciclo de vida dos ratos, mas foi menos eficaz em compensar os problemas de envelhecimento das células cerebrais quando introduzido num processo de envelhecimento mais avançado.
O tomilho contém também uma variedade de flavonóides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina. Estes flavonóides aumentam as propriedades antioxidantes do tomilho, o que, combinado com o facto de ser uma boa fonte de manganês, lhe confere uma posição elevada na lista dos alimentos anti-oxidantes.

A acção antimicrobiana do tomilho

Ficou também demonstrado que os componentes do óleo volátil do tomilho possuem actividade antimicrobiana contra uma grande variedade de bactérias e fungos. Staphylococcus aureus, bacillus subtilis, escherichia coli e shigella sonnei são algumas das espécies contra as quais o tomilho tem demonstrado possuir actividade antibacteriana .

Durante milhares de anos, ervas e especiarias têm sido utilizadas para ajudar a preservar os alimentos e a protegê-los da contaminação microbiana. Estudos demonstraram agora que tanto o tomilho como o manjericão contêm componentes que podem evitar a contaminação e descontaminar alimentos previamente contaminados. Nestes estudos, publicados na edição de Fevereiro de 2004 da Microbiologia Alimentar, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial de tomilho conseguiu descontaminar alfaces inoculadas com shigella, um organismo infeccioso que provoca diarreia e que pode causar danos intestinais significativos. 

Para além disso, a lavagem de produtos com uma solução contendo óleo essencial de tomilho ou de manjericão apenas com uma concentração de 1% resultou na diminuição do número de bactérias shigella abaixo de um nível em que pudessem ser detectadas. Enquanto os cientistas usam estas pesquisas para tentar desenvolver conservantes naturais de alimentos, faz sentido incluir tomilho e manjericão em mais receitas, especialmente para os alimentos que não são cozinhados, tais como as saladas. 

Adicionar tomilho e/ou manjericão frescos ao seu próximo vinagrete vai não só melhorar o sabor das verduras frescas, como vai também ajudar a garantir que os produtos frescos que consome são seguros.

Rico em nutrientes

A variedade de outros nutrientes bons para a saúde encontrados no tomilho também é impressionante. Este alimento surgiu no nosso sistema de classificação dos alimentos como uma excelente fonte de ferro e manganês, uma boa fonte de cálcio e de fibra alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário